top of page

Hipertensão Arterial


É a elevação da pressão arterial (cujo órgão do organismo responsável por essa função é o coração). Considera-se que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão atinge valores acima de 140/90 mmHg. Quando isso ocorre, vários órgão do corpo humano podem sofrer problemas (cérebro, olhos, rins ou o próprio coração).

A hipertensão arterial pode ser controlada com ou sem remédios. O importante é realizar medições periódicas e contar com o acompanhamento medico constante.

O controle é fundamental O fato de um hipertenso estar com sua pressão controlada, não significa que deva parar o tratamento. Na maioria dos casos não há cura, mas pode haver controle com ou sem remédios. A exceção é quando há casos de hipertensão secundária, pois pode-se identificar a causa.

Se você é hipertenso

É importante acompanhar a sua pressão arterial em conjunto com o seu médico; Evite a ingestão de sal e de gorduras nas refeições; Tome os remédios receitados pelo seu médico regularmente, jamais deixando de fazê-lo quando sentir-se bem, sem comunicar-se antes com ele; Deixe de fumar, consuma bebidas alcoólicas com moderação, tenha cuidados com o seu peso e pratique exercícios sempre (sem se esforçar muito, pois o importante é se mexer); Aprenda a medir a sua pressão arterial. Existem aparelhos simples e acessíveis para este fim; Procure ter uma vida tranquila, esse é o seu passaporte para uma vida sem estresse. Existe um sistema de monitoração da pressão arterial bem mais eficiente denominado MAPA, em que o paciente é monitorado por 24 horas, durante as várias atividades do seu dia, considerando vários estados emocionais. Este sistema, porém, é indicado pelo médico em casos específicos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page