top of page

Colesterol


Existem vários tipos de colesterol: o LDL (baixa densidade), prejudicial ao organismo porque aumenta o depósito de gordura nas artérias, e o HDL (alta densidade), bom porque auxilia o processo de eliminação das gorduras. O colesterol LDL, em elevadas taxas, é um dos principais fatores de risco de infarto. Portanto, para evitar doenças coronárias, é importante reduzi-lo.

Qual é a taxa ideal de colesterol no organismo? Estudos recentes mostram a taxa não deve ultrapassar a 200 miligramas. Embora se incentive índices baixos de colesterol, eles não devem ser inferiores a 150 miligramas, sob o risco de ocorrerem problemas no organismo. Em caso de taxas de colesterol acima do normal, procure orientação médica.

Como reduzir o colesterol? Dê preferência aos óleos de origem vegetal (canola, girassol, milho e soja) ou azeite de oliva; Jamais reutilize o óleo de frituras, mesmo que seja de origem vegetal; Consuma carne vermelha sem exageros; Retire toda a gordura da carne antes de cozinhar ou fritar; Casos de taxas de colesterol acima de 350 miligramas devem ser controlados com medicamentos; Consuma verduras, legumes, frutas, cereais integrais e grãos em geral com frequência.

Qual é a relação do Triglicérides com o colesterol? O triglicérides, assim como o colesterol, é um lipídio plasmático, ou seja, gordura no sangue. O excesso dessa gordura ocorre por diversos motivos:

  • ingestão exagerada de alimentos gordurosos;

  • abuso de bebidas alcoólicas;

  • doenças relacionadas: diabetes, doença renal crônica e hipotireoidismo;

  • uso de diuréticos.

A questão da elevação dos níveis de triglicérides como fator de risco isolado para doenças cardiovasculares ainda gera controvérsia, já que não está comprovada sua relação com envelhecimento das artérias.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page